Quem passar pela esquina da rua Bela Cintra com a alameda Lorena, em São Paulo, até 30 de outubro, pode se surpreender com um retrato gigantesco do astro teen Justin Bieber.
O quadro de 1,80 m de altura por 1,60 m de largura é obra do paulistano Roberto Camasmie, artista plástico especializado em retratos de socialites paulistanas, em atividade desde os anos 60.
Com o "boom" de shows e festivais com atrações internacionais no Brasil, os pop stars que passam pelo país têm feito uma "parada obrigatória" na vitrine da Galeria Roberto Camasmie. Alguns exemplos são Paul McCartney, que se apresentou por aqui no ano passado, ou Stevie Wonder e Rihanna, que tocaram recentemente no Rock in Rio.
Esses retratos costumam ressaltar os rostos dos cantores, o que, segundo Camasmine, é influência de Andy Warhol (1928-1987), artista fundamental da pop art, que fez retratos célebres de Elvis Presley e Marilyn Monroe. "Todo o trabalho dele nos anos 60 costumava focar nas faces dos retratados", compara o artista plástico.
Assim como os anteriores, o retrato de Justin Bieber não está à venda. "Eu faço esses trabalhos para mim, é o registro de uma época", diz Camasmine, que reconhece, no entanto, que as obras funcionam como um bom chamariz para a sua galeria. "Você não iria acreditar no quanto as pessoas ficam curiosas, tiram fotos e tentam comprar as obras", expõe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário