segunda-feira, 23 de maio de 2011

U2 e Bon Jovi faturam mais que Lady Gaga, Bieber e Katy Perry juntos

    andas veteranas do rock como Bon Jovi e U2 provaram que estar sempre no centro das atenções da mídia não é o melhor caminho para se ganhar dinheiro.

Só o U2 faturou no ano passado mais de US$ 195 milhões, informa a revista Forbes. Isso é mais do que o faturamento de Lady GagaJustin Bieber e Katy Perry juntos, que lucraram respectivamente, 90, 53 e 44 milhões de dólares no ano passado.

Só com os três shows que o U2 fez no Brasil recentemente o grupo arrecadou US$ 33 milhões, enquanto Jay-Z precisou fazer 32 shows no ano passado para alcançar o mesmo valor.

Outro fator que ajuda o U2 a liderar a lista de atos musicais mais lucrativos é o tamanho de seu público. De acordo com a Forbes cada show dos irlandeses é visto por cerca de 96 mil pessoas, que rendem US$ 10 milhões por noite.

Já o grupo Bon Jovi colocou no bolso mais de US$ 125 milhões, fruto de, entre outras coisas, 74 shows em 15 países diferentes.

O produtor de shows Ron Delsener revela que os altos ganhos do Bon Jovi se justificam pelo bom planejamento de suas turnês.

O grupo tem tipicamente seis pessoas tocando no palco, uma dúzia de caminhões com equipamentos e um palco circular, que permite aumentar a capacidade de certos estádios e arenas em até 5.500 lugares. Enquanto isso Lady Gaga costuma usar quase 30 caminhões de equipamentos e contratar dezenas de dançarinos para seus números.

Entre outras fontes de renda o Bon Jovi também costuma vender seus ingressos a preços atrativos no exterior (cerca de US$ 20), e aproveita para comercializar diversos itens relacionados à banda nos concertos, o que eleva o gasto médio de um fã em cada apresentação.

Produtores como David Munns, do Bon Jovi, Paul McGuiness, que planejou a turnê do U2, contam que há muita estratégia envolvida para maximizar os ganhos da equipe. Entre as táticas está o agendamento de vários shows em um lugar único, o que ajuda a cortar gastos com divulgação, viagens e transporte de equipamentos. Como exemplo o Bon Jovi conseguiu economizar US$ 300 mil em três semanas marcando 19 shows em 12 dias na O2 Arena, em Londres.

"As pessoas acham que as bandas de rock funcionam como quando éramos crianças, jogando o equipamento numa van", disse Munns. "Não é bem assim, é tudo muito profissional... Estamos trabalhando com isso há muito tempo para fazer bobagem."   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário